domingo, 30 de agosto de 2020

2020-2021 - SLB


Benfica derrota Bournemouth com grandes golos de Taarabt e Everton

Duelo marcou regresso de Jorge Jesus à Luz como técnico das águias

O Benfica cumpriu o primeiro teste de pré-época no Estádio da Luz e derrotou o Bournemouth (2-1) com os três golos a serem apontados antes do intervalo. Jorge Jesus apostou num onze com dois reforços (Vertonghen e Everton) e o Benfica apresentou grande intensidade, sobretudo na 1.ª parte. Taarabt (14’) e Everton (21’) fizeram dois grandes golos e capitalizaram o domínio do Benfica, que viu o Bournemouth marcar por Arnaut Danjuma (17'), também num grande remate.
Na 2.ª parte, com várias mexidas dos dois lados e à medida que o relógio avançou, o ritmo de jogo diminuiu, mas ainda assim o Benfica criou algumas oportunidades para ampliar a vantagem. Nota ainda para o facto de Jorge Jesus ter utilizado 20 jogadores e só o guarda-redes Vlachodimos e o central Rúben Dias cumpriram os 90 minutos. Svilar, Tomás Tavares e Morato não foram utilizados.

Veja AQUI os dois golos do Benfica.

Acaba a partida na Luz! O Benfica vence por 2-1!


90+1 - Vinícius! Grande lance de Cervi, a jogar como lateral-esquerdo, cruza para a área e o avançado brasileiro a falhar o alvo por muito pouco.

Vão jogar-se 3 minutos de compensação


88' - Mais um canto batido à maneira curta. Sem perigo para a baliza do Bournemouth.

88' - Combinação de Waldschmidt e Gilberto, com o brasileiro a curzar contra um defesa. Canto para o Benfica.

87' - Quase o 3-0! Gabriel a servir Diogo Gonçalves, que aparece nas costas da defesa e remata de primeira, só que o guarda-redes estava atento e nega o golo.

81' - Grande jogada do Benfica. Diogo Gonçalves trabalha bem na direita, cruza para a área e Vinícius, depois de temporizar, serve Waldschmidt que dribla dois adversários, cai no relvado e fica a pedir penálti. Tinha razão o alemão, pois foi carregado em falta.

78' - Bournemouth também faz mais 3 alterações.

78' - Jorge Jesus volta a mexer no Benfica: entram Ferro e Chiquinho; saem Vertonghen e Nuno Tavares.

Intensidade diminuiu nos últimos minutos, em parte devido às várias substituições nas duas equipas.


73' - Volta a mexer o técnico do Bournemouth.

72' - Grande defesa de Vlachodimos, após cabeceamento de Simpson. O inglês cometeu falta mas mesmo assim o guardião grego a responder à altura.

71' - Nova substituição no Benfica: Gilberto estreia-se na Luz e entra para o lugar de André Almeida.

70' - Remate perigoso de Philip Billing passa pouco acima da trave da baliza de Vlachodimos.

69' - Grande entendimento do ataque do Benfica, com Waldschmidt a entregar a Cervi que, junto à linha final, cruza atrasado mas ninguém chega para desviar.

67' - Quatro substituições no Benfica, todas do meio campo para a frente: entram Gabriel, Florentino, Diogo Gonçalves e Cervi; saem Taarabt, Weigl, Rafa e Everton.

Jorge Jesus vai voltar a mexer na equipa do Benfica


64' - Nuno Tavares a subir pelo flanco esquerdo e a conquistar um canto para o Benfica.

62' - Mais duas alterações na equipa do Bournemouth.

Benfica continua a pressionar em zonas adiantadas do terreno e a recuperar rapidamente a bola.


55' - Nuno Tavares a tentar alvejar a baliza, de pé direito, mas a bola sai por cima da trave.

53' - Investida de Rafa pela direita do ataque do Benfica, a cruzar com perigo mas a defesa do Bournemouth a cortar o lance.

52' - Remate de Solanke, já no interior da área do Benfica, para defesa de Vlachodimos.

49' - Waldschmidt cobra o canto para área mas sem perigo para a baliza do Bournemouth.

48' - Canto curto, combinação de André Almeida com Pizzi e um defesa corta pela linha final. Novo canto para as águias.

48' - Canto para o Benfica. Waldschmidt para bater. 

Vários jogadores do Benfica em aquecimento. Jorge Jesus fará mais mexidas nesta 2.ª parte.

Arranca a 2.ª parte!


O técnico do Bournemouth faz 4 alterações.

Luca Waldschmidt e Carlos Vinícius vão entrar para a 2.ª parte na equipa do Benfica. Saem Pizzi e Seferovic.

Intervalo na Luz. Benfica vai vencendo o Bournemouth (2-1) após grande 1.ª aprte da equipa de Jorge Jesus, com destaque para dois grandes golos de Taarabt (14') e Everton (21'). Arnaut Danjuma (17') marcou para os ingleses, também num grande golo. O Benfica mostrou grande intensidade e criou várias oportunidades de golo, com interessantes movimentações ofensivas e pressão alta. Fique connosco para a 2.ª parte!


Final da 1.ª parte! Benfica-Bournemouth (2-1)!



Aproxima-se o intervalo na Luz.

41' - Livre de Pizzi, para o coração da área, com a defesa inglesa a afastar.

Está a ser uma grande 1.ª parte da equipa do Benfica. Intensidade, pressão alta no meio-campo adversário e inúmeras aproximações perigosas à baliza contrária, já com dois grandes golos de Taarabt e Everton.


35' - Tenta reagir o Bournemouth. Cabeceamento de Sam Surridge, após cruzamento da direita, sai por cima do travessão.

34' - Cruzamento de Taarabt na sequência do canto, ao segundo poste, com Rúben Dias a falhar o desvio por muito pouco.

34' - Grande lance de Nuno Tavares, na esquerda, a forçar o um-para-um e a cruzar, mas a bola toca num defesa e há canto para o Benfica.

29' - Mais um remate do Benfica! Everton outra vez a surgir em zona frontal e a atirar forte, mas por cima da baliza.

28' - Remate de Nuno Tavares sai muito por cima da trave.

25' - Pizzi! Terceiro remate perigoso do médio do Benfica! Desta vez saiu rasteiro e ao lado do poste direiro da baliza de Begovic.

23' - Responde o Bournemouth! Danjuma ganha espaço e remata forte para grande defesa de Vlachodimos, a ceder canto.



21' - Golo do Benfica (2-1)! Everton faz o segundo dos encarnados! Grande golo do extremo brasileiro, a receber em zona frontal e a rematar em arco, de pé direito, ao ângulo inferior da baliza! 


Início de jogo frenético na Luz com um golo para cada lado. Benfica a pressionar alto e a dominar, mas a permitir algumas investidas ao ataque do Bournemouth.


17' - Golo do Bournemouth (1-1)! Arnaut Danjuma, no interior da área do Benfica, remata em jeito e empata a partida. Vlachodimos bem se esticou mas nada podia fazer.


16' - Pizzi tenta o chapéu a Begovic, mas o remate sai curto.



14' - Golo do Benfica (1-0)! Taarabt abre o ativo na Luz! Grande remate do marroquino, em zona frontal, de pé esquerdo, a atirar para o fundo das redes!

12' - Outra oportunidade para o Benfica! Combinações rápidas do ataque encarnado. Rafa remata, a bola é desviada por um defesa e sobra para Seferovic, que cruza para a área mas ninguém desvia para a baliza.

9' - Pizzi outra vez! Grande remate do médio, na cobrança do livre, a ficar perto do golo.

8' - Marca o Benfica mas... não conta! Everton remata para o fundo das redes, só que árbitro  já tinha apitado (não deu lei da vantagem) uma falta a favor das águias em zona frontal à baliza.

Jogo aberto nestes instantes iniciais e com o Benfica a pressionar alto.

5' - Pizzi! Primeiro remate do jogo e para o Benfica. Pizzi ganha espaço em zona frontal, remata em arco e a bola passa perto da baliza.

2' - Bola batida para a área do Benfica é afastada pela defesa. O lance acaba com falta ofensiva.

2' - Bournemouth entra ao ataque e conquista o primeiro canto.

18h59 - Arranca o jogo!


18h56 - Ouve-se pela primeira vez na época o hino do Benfica no Estádio da Luz. Está quase a rolar a bola...

- Até final da preparação, estão confirmados mais dois particulares: Sp. Braga (2 de setembro) e Rennes (5). A estreia oficial está marcada para 15 ou 16 de setembro, quando os encarnados jogarem a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

- A cerca de 15 dias do arranque oficial, o plantel ainda se encontra algo indefinido. Jorge Jesus tem mostrado a sua preocupação com a falta de jogadores para a frente de ataque. Vieira, como se sabe, trabalha nas contratações de Darwin Núñez (Almería) e Mariano Díaz (Real Madrid).
Para já, Seferovic tem sido o goleador de serviço e já contabiliza três golos.

Jogadores das duas equipas já aquecem no relvado da Luz.


- Até ao momento, o treinador amadorense tem testado várias soluções, entre as quais a colocação de Cervi como lateral-esquerdo ou Samaris na posição de central. Do meio-campo para a frente, jogadores como Pizzi, Rafa ou Waldschmidt têm alternado.

- Para o duelo desta noite Jorge Jesus não pode contar com 5 jogadores do plantel devido a lesões e problemas físicos.

- Nos quatro jogos anteriores, todos realizados à porta fechada, as águias somaram vitórias: Benfica B (4-0); Estoril (4-1); Belenenses SAD (4-0) e Farense (5-1).

- O Benfica disputa o seu quinto jogo de preparação nesta pré-época. Será a primeira oportunidade para avaliar o trabalho de Jorge Jesus, assim como os reforços, sendo que dois deles serão (Vertonghen e Everton) serão titulares esta noite.

Onze do Bournemouth: 
Begovic; Smith, S Cook, Kelly, Rico; Stanislas, Lerma, L Cook, Danjuma; Solanke, Surridge.

Onze do Benfica
: Vlachodimos, A. Almeida, Rúben Dias, Vertonghen, Nuno Tavares, Weigl, Taarabt, Rafa, Everton, Pizzi e Seferovic

- Boa tarde, caro leitor! O Benfica tem este domingo mais um teste de pré-temporada frente aos ingleses do Bournemouth, num duelo que marca o regresso de Jorge Jesus ao Estádio da Luz como técnico dos encarnados. A partida está agendada para as 19 horas e Record leva até si todas as incidências. Fique connosco!

domingo, 2 de agosto de 2020

TAÇA - FC PORTO . 2 BENFICA - 1

O FC Porto conseguiu, este sábado, aquilo que os adeptos se habituaram a chamar ‘dobradinha’, ou seja, juntar a Taça de Portugal à conquista do título de campeão nacional, ao vencer o Benfica por 2-1. Os dragões conseguiram-no numa época atípica (e longa) devido à pandemia de COVID-19. A última vez tinha sido na época 2010/11, com André Villas-Boas no comando técnico.

Os dragões, que jogaram reduzidos a dez elementos a maior parte do encontro, conquistam a sua 17.ª Taça de Portugal, a segunda em dez finais disputadas com o Benfica.


Em relação à equipa que venceu o dérbi com o Sporting, o treinador Nélson Veríssimo fez sair Tomás Tavares e entrar Nuno Tavares, que falhou o encontro devido a lesão, mantendo os restantes 10 jogadores.
A abertura da final ficou marcada pela apresentação do hino nacional, pela voz da fadista Ana Moura, um momento aproveitado para homenagear os profissionais de serviços essenciais, que continuaram na sua atividade apesar da pandemia: médicos, bombeiros, polícias, entre outros.

Por seu lado, Sérgio Conceição procedeu a duas alterações em relação à formação que perdeu por 2-1 em Braga, no fecho da I Liga portuguesa de futebol, num ‘onze’ no qual se mantiveram Uribe e Luis Díaz, ambos recuperados de lesões.

As novidades são os regressos de Mbemba e Marega, que tinham falhado o jogo na ‘pedreira’ devido a lesão e castigo, respetivamente. Saem Diogo Leite e Soares, ambos relegados para o banco dos suplentes.


Uma f



Além destes dois jogadores, são também suplentes nos ‘azuis e brancos’ Marchesín, Loum, Romário Baró, Sérgio Oliveira, João Mário, Vítor Ferreira e Aboubakar. No lado dos ‘encarnados’, ficam no banco Svilar, Tomás Tavares, Ferro, Florentino, Taarabt, Rafa, Jota, Dyego Sousa e Vinícius, o melhor marcador da edição 2019/20 da I Liga.


Aos 38 minutos surgiu um balde de água fria para Sérgio Conceição. Depois de uma entrada dura de Luis Díaz - que já estava 'amarelado' - sobre André Almeida, o árbitro Artur Soares Dias mostrou o segundo cartão amarelo ao avançado colombiano e deixou a equipa portista a jogar com dez elementos.

Quem também não gostou desta admoestação foi Sérgio Conceição, que protestou não uma, mas sim duas vezes, acabando mesmo por ser expulso do banco. O treinador do FC Porto dirige-se de dedo em riste a Manuel Mota, 4.º árbitro, após ser expulso. Os ânimos estavam tão exaltados que o desafio acabou mesmo por ser reiniciado ainda com o treinador dos dragões a discutir com Mota.

O jogo continuou 'quente' até ao intervalo, tendo havido inclusive uma troca mais acesa de palavras entre Pepe e Rui Costa na recolhida para os balneários.

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, terá mesmo saído da zona da tribuna presidencial, onde assistia ao jogo, em direção, aparentemente, aos balneários.

No recomeço da partida, após o intervalo, os dragões chegaram ao golo por Mbemba, que após livre de Alex Telles, aproveitou uma saída em falso de Odysseas e cabeceou para o primeiro da partida.

Aos 59 minutos, mais um golo em Coimbra, de novo para o FC Porto e de novo por Mbemba. Após marcação de livre por Otávio, o congolês surgiu no meio da defesa do Benfica e fugiu de marcação cabeceando sem resistência para o segundo golo da partida aos 59 minutos.

Aos 83 minutos, Rafa caiu na área no duelo com Diogo Leite e Artur Soares Dias assinalou o castigo máximo. Através da marcação da grande penalidade, Vinícius reduziu a desvantagem encarnada. Bola para um lado, guarda-redes para o outro.

Em tempo de compensação, o Benfica esteve muito perto de empatar e relançar a partida. Jota enviou a bola ao poste da baliza de Diogo Costa.

Os dragões, que não venciam a Taça desde 2010/11, quando tinha feito a última 'dobradinha', somou o 17.º troféu e igualou o Sporting, ficando a nove do Benfica, que é o recordista de troféus.