sábado, 26 de novembro de 2022

TAÇA DA LIGA - FAMALIÇÃO - 1 A.VISEU - 1 - EMPATE

 

Em jogo a contar para a 2ª jornada da Allianz Cup, Famalicão e Ac. Viseu não foram além de um empate a um. Este resultado confirmou aquilo que tem sido a tendência no grupo H, isto na medida em que ainda não houve resultados sem ser empates nos jogos entre Tondela, Torreense, Estoril, Famalicão e Ac. Viseu. O encontro arrancou com uma grande oportunidade para o Famalicão logo no primeiro minuto, mas Iván Jaime, lançado por Francisco Moura, não conseguiu fazer melhor do que atirar para defesa de Domen Gril. A partir daqui, o Ac. Viseu foi crescendo e, já depois de Ott ter desperdiçado uma ocasião em que surgiu isolado na cara de Luiz Júnior, André Clóvis abriu o marcador à passagem do minuto 18. Na sequência de um lance em que a defesa minhota não foi suficientemente rápida a tirar a bola da zona de perigo, o avançado brasileiro desferiu um forte remate de fora da área para fazer o 14º tento na época. Apesar de Cádiz ainda ter introduzido a bola na baliza viseense, o lance foi anulado por fora de jogo e o intervalo chegou com a equipa de Jorge Costa na frente do marcador.

Na etapa complementar, o Famalicão voltou a entrar algo lento de processos, mas as alterações promovidas por João Pedro Sousa (lançou Pelé e Millan aos 59’) acabaram por surtir efeito, já que os famalicenses chegaram ao empate aos 61’. Depois de um cruzamento de trivela de Francisco Moura, Cádiz respondeu com um forte cabeceamento que só parou no fundo das redes de Gril. Até ao apito final houve as ocasiões de golo em ambas as balizas, mas a igualdade acabou por não se desfazer.

TAÇA DA LIGA - BENFICA - 2 PENAFIEL - 0 - VITÓRIA

 Golos de Musa e David Neres garantiram o triunfo do Benfica frente ao Penafiel por 2-0, em partida da segunda jornada da Taça da Liga.

Benfica vence Penafiel e soma segundo triunfo na Taça da Liga
Benfica vence Penafiel e soma segundo triunfo na Taça da Liga © 2022 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O Benfica venceu, este sábado, o Penafiel por 2-0, em partida a contar para a segunda jornada da Taça da Liga. Musa e David Neres apontaram os golos dos encarnados.

Com várias alterações no onze titular, o Benfica defrontava o Penafiel em partida a contar para a Taça da Liga com o objetivo de consolidar a liderança no grupo C.

Onze titular do Benfica com Vlachodimos, Gilberto, João Victor, Morato, Grimaldo; Florentino, Draxler, Neres, Chiquinho, Rafa e Musa.

O Benfica assolou-se com perigo da baliza adversária, pela primeira vez ao minuto 22´. Depois de um cruzamento de Neres, Rafa atirou por cima da baliza. Mas o Penafiel, 11.º classificado na II Liga, não vinha ao estádio da Luz fazer papel de espectador e respondeu por Feliz que acabou por ser desviado pela defensiva encarnada.

Aos 41´, foi Grimaldo a ameaçar a baliza do Penafiel. Livre do espanhol, com a bola a passar por cima da baliza.

Até ao intervalo, o Benfica teve mais duas oportunidades para dilatar a vantagem. Musa atirou por cima num cabeceamento depois de uma primeira defesa de Caio Secco. Em cima do intervalo, Rafa finalizou depois de um cruzamento de Musa, mas segurou novamente o guardião do Penafiel.

A toada manteve-se basicamente a mesma no segundo tempo, com o Benfica a atacar muito e a aproximar-se ainda mais da baiza adversária.

O golo acabou por chegar à passagem do minuto 55´. Grimaldo, numa grande jogada, passou por vários adversários, o esférico chegou a Musa que finalizou da melhor forma.

Dois minutos volvidos e o Benfica dilatou a vantagem. Rafa disparou, Caio Secco defendeu para a frente e Neres na recarga fez o segundo para os encarnados.


Perante 43.263 espectadores na Luz, o Benfica ainda poderia ter dilatado a vantagem, não sofreria mais alterações. Segundo triunfo do Benfica entre outros tantos jogos na Taça da Liga. Encarnados somam 27 jogos consecutivos sem conhecerem o sabor da derrota.

domingo, 20 de novembro de 2022

TACA DA LIGA - TOREENSE - 1 A.VISEU - 1 - EMPATE

 

Torreense e Académico de Viseu empatam a um golo

Jogo da primeira jornada do Grupo H da Taça da Liga

  •  
O Torreense e o Académico de Viseu empataram a um golo em jogo da primeira jornada do Grupo H da Taça da Liga, disputado este domingo no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras.

Yuri Araújo inaugurou o marcador para os forasteiros, aos 15 minutos, sendo que a equipa da casa viria a chegar ao empate por Simão Rocha, aos 46.

A equipa de Torres Vedras até entrou melhor no encontro, tendo, ainda nos primeiros 10 minutos, criado três situações de perigo por intermédio de Mateus, de Juan Balanta e de Simão Rocha, que viram os seus remates passarem muito próximo da baliza defendida por Mbaye.

Todavia, o primeiro golo da manhã viria mesmo a pertencer à turma comandada por Jorge Costa: aos 15 minutos, e após uma combinação à esquerda com Jonathan Toro, Yuri Araújo transportou a bola para a zona central e, ainda distante, desferiu um remate rasteiro ao canto inferior direito da baliza de Vágner, que ainda se esticou, mas já não conseguiu impedir o golo.

O autor do tento acabaria por ser substituído por Famana Quizera, aos 30 minutos, devido a lesão.

Nos últimos minutos da primeira parte, a formação orientada por Pedro Moreira tentou responder, porém o empate apenas chegou a abrir a etapa complementar: logo aos 46 minutos, Mateus cruzou do lado direito, Juan Balanta 'amorteceu' e Simão Rocha, que surgiu em zona de finalização, só teve de encostar.

Aos 63, André Clóvis esteve muito perto de recolocar os viseenses em vantagem, mas valeu o 'corte' de Juan Balanta. Na resposta, foi Mateus, num lance bastante idêntico ao que originou o golo dos 'azul-grená', a ficar próximo de completar a reviravolta.

Em cima do apito final, Famana Quizera obrigou Vágner a defesa difícil, na conversão de um livre direto à entrada da área, mas o resultado não mais se alterou, num jogo em que Guilherme Morais ainda viria a ser expulso por acumulação de amarelos já em tempo de compensação.

Desta forma, as duas equipas da II Liga de futebol partilham a liderança do Grupo H com o Tondela e o Estoril Praia, que, este sábado, empataram sem golos no outro embate da referida jornada.

Jogo disputado no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras.

Torreense-Académico de Viseu, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Yuri Araújo, 15 minutos.

1-1, Simão Rocha, 46 minutos.

Equipas:

- Torreense: Vágner, Nuno Campos, João Paulo, Gustavo Marques, Simão Rocha, Juan Balanta (Picas, 74), João Cardoso (Diego Raposo, 46), João Lameira, Cícero Alves (Guilherme Morais, 79), Mateus (João Oliveira, 73) e João Vieira (Keffel Resende, 90+2).

(Suplentes: Carlos Henriques, João Pereira, Frédéric Maciel, Guilherme Morais, Diego Raposo, João Oliveira, Picas, Neneco Renteria e Keffel Resende).

Treinador: Pedro Moreira.

- Académico de Viseu: Mbaye, Rafael Bandeira, Ícaro (André Almeida, 84), Arthur Chaves, Igor Milioransa, Capela, Tomás Silva (Paná, 69), Yuri Araújo (Famana Quizera, 30), Jonathan Toro (Ricardo Ramírez, 84), Gautier Ott e André Clóvis.

(Suplentes: Domen Grill, André Almeida, Famana Quizera, Ricardo Ramírez, Javier Currás, Tiago Mesquita, Daniel Labila, Paná e Vítor Bruno).

Treinador: Jorge Costa.

 

Árbitro: Bruno Vieira (AF Beja).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Arthur Chaves (39), Tomás Silva (42), Juan Balanta (68) e Guilherme Morais (90 e 90+4). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Guilherme Morais (90+4).

Assistência: 273 espetadores.

TAÇA DA LIGA - E.AMADORA - 2 BENFICA -3 -VITORIA

Triunfo por 3-2 do Benfica sobre o Estrela da Amadora no 26.º jogo sem conhecer o sabor da derrota.
Benfica entra a vencer na nova edição da Taça da Liga
epa10316721 Benfica player Musa (R) celebrates with his team mates after scoring a goal against Estrela da Amadora during their Portuguese League Cup soccer match held at Magalhaes Pessoa stadium, in Leiria, Portugal, 20 November 2022. EPA/PAULO CUNHA

O Benfica venceu, este domingo, o Estrela da Amadora por 3-2 em jogo da primeira jornada do Grupo C da Taça da Liga, disputada no Estádio Municipal de Leiria, casa emprestada da formação amadorense. A equipa da Luz vai já no 26.º jogo sem conhecer o sabor da derrota.

Na segunda vez que Benfica e Estrela da Amadora se defrontaram na Taça da Liga, com os 'encarnados' a eliminarem na edição inaugural os 'tricolores' no desempate por grandes penalidades na terceira eliminatória, os encarnados conseguiram resolver o encontro no primeiro tempo, com golos de Musa, Chiquinho (pen.) e Draxler. João Silva ainda marcou pelo, insuficiente para a equipa da casa.


O treinador do Benfica, Roger Schmidt, está privado de jogadores como António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos (Portugal), Bah (Dinamarca), Otamendi e Enzo (Argentina), que estão a disputar o Mundial no Qatar. Já Samuel Soares, Paulo Bernardo e Henrique Araújo estão ao serviço da seleção sub-21. Excluindo os seis jogadores que estão no Qatar, o treinador alemão apostou numa equipa forte, demonstrando que não quer facilitar na Taça da Liga.

O primeiro golo do encontro surgiu logo aos 13 minutos, numa boa combinação de Rafa com Musa, com o croata a receber a bola à entrada da área e a rematar de pé direito para o fundo das redes da baliza do Estrela. Aliás, foi uma excelente combinação entre os jogadores encarnados, ao estilo 'tiki-taka'.

Sete minutos depois, a equipa de Sérgio Vieira chegou ao empate na sequência de um livre batido por Jean Felipe. Guzmán desviou de cabeça ao primeiro poste e João Silva finalizou de pé direito, repondo a igualdade.

Veja as melhores imagens do encontro

Perto da meia hora de jogo, Omurwa derrubou Rafa Silva na área do Estrela e o árbitro apontou para a marca dos 11 metros. Aqui, Brígido ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu evitar o golo de Chiquinho.

No segundo tempo, o Benfica esteve mais perto de marcar o terceiro golo do que o Estrela da Amadora empatar.

Em tempo de compensação, ainda houve tempo para mais dois golos, um para cada lado. Primeiro, o Benfica: o brasileiro David Neres cruzou da direita, Pinho tocou para Draxler, que, no lado esquerdo da área, finalizou com toda a tranquilidade. Depois o Estrela: Mau passe de Morato, com a bola a ser entregue a Diogo Salomão e este lançou Gustavo Henrique que, perante Odysseas, marcou e reduziu.

O Benfica lidera a I Liga e chega ao topo do grupo da Taça da Liga, com os mesmos três pontos do Moreirense, vencedor do embate com o Penafiel, por 2-1.

O clube da Luz é o recordista da competição, com sete troféus conquistados desde a primeira edição, em 2007/08, mas não vence a Taça da Liga desde 2016, quando goleou o Marítimo, na final disputada em Coimbra, por 6-2.

domingo, 13 de novembro de 2022

LIGA PT - A.VISEU - 3 TROFENSE - 1 - VITORIA

 

Ac. Viseu-Trofense: 3-1: André Clóvis decisivo com bis

Aumentou para 10 o número de jogos consecutivos sem perder

  •  
• Foto: Facebook Académico Viseu
O Académico de Viseu venceu este domingo o Trofense por 3-1, em Viseu, com um 'bis' de André Clóvis, em partida da 13.ª jornada da 2.ª Liga, e aumentou para 10 o número de jogos consecutivos sem perder.

Maiga adiantou os forasteiros os 32 minutos, Mutsinzi, num autogolo aos 45+1, devolveu o empate ao marcador, e um 'bis' de André Clóvis, aos 70 e 75 minutos, deu mais três pontos aos viseenses

Manhã de sol, mas uma primeira meia hora muito fria, sem motivos de interesse, com as emoções reservadas apenas para os 15 minutos finais do primeiro tempo.

Aos 32 minutos, o Trofense adiantou-se no marcador, após uma desatenção de Toro, que se deixou antecipar, com a bola a ser colocada rapidamente em Maiga, que rematou forte e colocado batendo Domen Gril.

O Académico de Viseu sentiu o golo e o Trofense voltou a ameaçar, de novo por Maiga, com mais um remate forte de pé esquerdo, que Gril defendeu com dificuldade.

Já nos instantes finais da primeira parte, os beirões chegariam ao empate, após uma rápida incursão pela direita, com Toro a cruzar e Mutsinzi, para evitar que a bola chegasse a André Clóvis, a fazer um autogolo.

No segundo tempo, e numa fase em que o Académico de Viseu estava melhor no jogo, o Trofense ficaria reduzido a 10 jogadores, com a expulsão de Okitokanjo, aos 61 minutos, ao ver o segundo amarelo, após falta sobre Vítor Bruno.

A formação de Bruno China acabou por se ressentir da inferioridade numérica e os comandados de Jorge Costa aproveitaram para sentenciar o jogo com um 'bis' de André Clóvis, primeiro aos 70 minutos, após um cruzamento de Bandeira da direita, e o segundo a culminar um grande trabalho de Capela na área, com o ponta-de-lança viseense a colocar de cabeça, fora do alcance de Miguel Santos.

Após a 13.ª jornada, o Académico de Viseu sobe, à condição, ao sexto lugar, com 20 pontos, enquanto o Trofense continua no 16.º lugar, em zona de 'play-off', com oito pontos.

Jogo disputado no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.

Académico de Viseu-Trofense: 3-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Maiga, 32 minutos.

1-1, Mutsinzi, 45+1 (autogolo).

2-1, André Clóvis, 70.

3-1, André Clóvis, 75.

Equipas:

Académico de Viseu: Domen Gril, Bandeira, André Almeida, Arthur Chaves, Vítor Bruno, Nduwarugira, Messeguem (Famana Quizera, 64), Toro (Capela, 64), Yúri Araújo, Gautier Ott e André Clóvis (Tomás Silva, 90).

(Suplentes: Mbaye, Ícaro Silva, Famana Quizera, Ramirez, Capela, Tiago Mesquita, Daniel Labila, Tomás Silva e Paná).

Treinador: Jorge Costa.

Trofense: Miguel Santos, Tiago Manso (Daniel Liberal, 77), Simão Martins, Mutsinzi, Tiago André (Schuerrle, 83), Vilson Caleir (Valente, 77), Vasco Rocha (Pachu, 83), Bandaogo, Bechou, Okitokandjo e Maiga.

(Suplentes: Tiago Silva, Martim Maia, André Leal, Vanilsom, Daniel Liberal, Valente, Pachu, Shurrle e Pablo Freitas).

Treinador: Bruno China