Os Encarnados chegam aos 66 pontos, menos um que os Dragões que recebem o Famalicão a partir das 21h15.
O Benfica colocou-se provisoriamente a um ponto do FC Porto, ao vencer em Tondela por 2-0, na 30.ª jornada da Primeira Liga de Futebol. Os golos do triunfo foram apontados no primeiro tempo, por Pizzi e Everton. Os Encarnados chegam aos 66 pontos, menos um que os Dragões que recebem o Famalicão a partir das 21h15.
Veja as melhores imagens do jogo
A lesão de Jardel e o castigo de Otamendi pediam mudanças no sector recuado do Benfica. Jorge Jesus não quis arriscar com Morato e desfez o esquema de três centrais, voltando ao 4-4-2, com Gilberto a ocupar o lugar de Diogo Gonçalves, jogador que estava à bica antes da receção ao FC Porto. No meio-campo entrou Gabriel, de regresso após castigo, no posto do castigado Weigl. Na frente, Waldschmidt fez dupla com Seferovic.
No Tondela, o técnico Pako Ayestarán fez duas mexidas em relação ao jogo com o Famalicão: Tiago Almeida e Jhon Murillo deixaram o onze e deram o lugar a Bebeto e Rafael Barbosa.
Entrada a 'matar' e... dois golos
O Benfica entrou demolidor no João Cardoso e antes da meia hora já vencia por 2-0. A equipa criava perigo pelas laterais, pelo meio, através de combinações simples, tirando também partido da qualidade técnica dos seus jogadores.
Seferovic falhou um golo cantado aos 10 minutos, após centro de Grimaldo. O suíço, sozinho na pequena área, conseguiu atirar por cima. No mesmo minuto é Everton Cebolinha a combinar com Pizzi e a ficar perto do golo mas o guarda-redes Trigueira defendeu a dois tempos.
Era o anúncio do golo que surgiu aos 12 minutos, por Pizzi. Everton desequilibrou na esquerda, centrou tenso, a bola passou por toda a gente e foi ter com Pizzi ao segundo poste que atirou de pronto, rasteiro, para o fundo das redes. Três minutos depois é Bebeto a tirar o golo a Everton, após excelente combinação com Seferovic. Corte fantástico do defesa da equipa beirã.
O 2-0 não tardaria a chegar, naquele que era o melhor período dos Encarnados no jogo. Pizzi deixou a bola em Everton Cebolinha, o extremo brasileiro foi galgando terreno, tirou um contrário da frente e disparou de fora da área, colocado, para um golaço. Fantástico pontapé do criativo do Benfica.
Até ao intervalo, o melhor que o Tondela conseguiu fazer foi ameaçar em duas ocasiões, ambos pelo avançado espanhol Mario González. Primeiro aos 23, a aparecer na cara de Helton Leite mas a não conseguir desviar a bola o suficiente do guardião do Benfica; aos 45+1, recebeu na área, tirou Lucas Veríssimo do caminho mas quando foi rematar já o defesa central tinha recuperado a posição para bloquear o remate.
Tondela cria mas não marca
O segundo tempo trouxe uma inversão na tendência do jogo, com o Tondela muito melhor e a colocar à prova o guardião Helton Leite em várias ocasiões. O Benfica falhava na forma de gerir o jogo e ia permitindo oportunidades dos beirões.
Aos 50, um erro de Lucas Veríssimo foi aproveitado por Mário González mas as intenções do espanhol terminaram nas mãos de Helton Leite, que fez uma bela defesa. O guardião brasileiro voltou a evidenciar-se aos 61, a aplicar-se e muito para defender um tiro de Mário González, avançado que voltou a aparecer isolado.
Antes dessa oportunidade, o avançado do Tondela tinha perdido uma soberana oportunidade aos 58, após grande lance de ataque. O centro é de Salvador Agra mas, sozinho na área, Mário González atirou ligeiramente ao lado. O espanhol voltou a provocar calafrios na área Encarnada aos 64 minutos, ao intrometer-se entre Helton Leite e Lucas Veríssimo, algo que provocou um desentendimento entre os dois. Na dúvida, o central cortou para canto.
Só aos 68 minutos o Benfica voltou a estar perto do golo, novamente por Seferovic. O suíço combinou com Pizzi mas o seu remate foi travado por Trigueira. Nessa altura já Jesus tinha lançado Pedrinho e Chiquinho nos lugares de Rafa e Waldschmidt. Depois, perto final, fez entrar Cervi e Diogo Gonçalves nos postos de Gilberto e Everton.
Antes de sair, pormenor delicioso de Everton, aos 78 minutos, a deixar a bola passar para Pizzi, que disparou um pouco por cima.
Nos descontos, Grimaldo de Livre e Cervi, num remate defendido por Trigueira, ficaram perto do 3-0 mas o resultado não sofreu alterações.
A vitória permite ao Benfica chegar aos 66 pontos, menos um que o FC Porto (2.º colocado), que recebe o Famalicão a partir das 21h15. O 3.º lugar parece resolvido já que o Braga, ao perder com o Marítimo, ficou a oito pontos dos Encarnados, quando faltam quatro jornadas para o fim da prova.
Apesar da derrota, o Tondela mantém-se no 10.º posto com 35 pontos, mas pode perder um lugar se o Portimonense vencer nesta ronda.
Na próxima ronda há o clássico Benfica-FC Porto na Luz, jogo marcado para às 18h30 do dia 06 de maio.