domingo, 15 de dezembro de 2024

AVS - 1 BENFICA - 1 - EMPATE

O Benfica viu travada frente ao AVS a série de oito vitórias seguidas que atravessava, ao deixar fugir ao cair do pano o triunfo na Vila das Aves. Amdouni marcou na primeira parte, mas o AVS cresceu e muito no segundo tempo e chegou ao empate no último lance do jogo.
AVS 1-1 Benfica: Águias deixam fugir vitória ao cair do pano e veem liderança mais longe
A festa do golo do empate do AVS ao cair do pano. (Photo by MIGUEL RIOPA / AFP) AFP or licensors

O Benfica deixou fugir os três pontos ao cair do pano na Vila das Aves ao empatar 1-1 com o AVS em encontro da jornada 14 da I Liga 24/25. Um golo de Zeki Amdouni ainda na primeira parte parecia destinado a dar mais uma vitória à turma de Bruno Lage, que contudo viu o adversário criar muito perigo - e enviar mesmo uma bola ao poste - no segundo tempo, antes de chegar mesmo ao empate, já no período de descontos.

As águias perdem assim terreno para o Sporting - que na véspera venceu o Boavista - e deixam fugir a hipótese de poderem saltar para o topo da classificação na próxima quinta-feira, quando jogarem na Madeira os 80 minutos em falta do encontro com o Nacional.

Parada e resposta até ao golo do Benfica

Bruno Lage procedeu a uma pequena revolução no seu onze habitual, mexendo cinco pedras, a pensar noutros compromissos, com as águias a atravessarem uma série de cinco jogos em 16 dias, e a sua equipa até começou a controlar, mas o primeiro lance de perigo pertenceu ao AVS, que vinha de uma série de oito jogos sem ganhar.

António Silva - uma das novidades no onze, no lugar de Otamendi - perdeu uma bola em zona perigosa, mas Mercado rematou muito torto.  O Benfica, respondeu logo a seguir e também criou perigo, num excelente lance de outra das novidades, o internacional suíço Amdouni. Um aviso para o que iria acontecer poucos minutos mais tarde.

O AVS até voltou a criar perigo, num cabeceamento de Zé Luís que saiu ligeiramente ao lado, mas Amdouni marcou mesmo, aos 17 minutos. Excelente combinação já dentro da grande área do AVS, entre Aursnes e Akturkoglu, que ajeitou para Amdouni e este, em posição frontal, rematou de pé esquerdo, rasteiro e colocado, sem hipóteses para o guardião da casa.

Ritmo desce, águias controlam até ao intervalo

Em vantagem, o Benfica continuou a controlar as operações, sem acelerar muito, e Amdouni, uma vez mais, voltou a ameaçar, com o AVS a encontrar agora mais dificuldades para chegar com perigo junto da grande área contrária.

Mesmo sem acelerar muito, o Benfica ameaçou o segundo golo por duas vezes a fechar a primeira parte, primeiro num livre de Kokçu, depois num belíssimo remate em arco de Akturkoglu, que saiu a rasar o poste.

O segundo tempo começou na mesma toada, sem grande velocidade e com o Benfica a controlar, mas com alguns remates a visar as balizas de parte a parte. Mercado, logo a abrir a segunda parte, e o veterano Nenê tentaram a sua sorte para o AVS , Akturkoglu e Amdouni responderam do outro lado, mas sem que nenhum dos disparos ameaçasse verdadeiramente os guarda-redes

AVS cresce, ameaça e empata mesmo

Aos poucos, porém, o AVS subiu a linha de pressão, começando a apertar a defesa do Benfica à saída da grande área das águias e estas passaram por vários sobressaltos, com Nenê a dar o mote com um grande remate de primeira, a testar Trubin.

Bruno Lage sentiu que a sua equipa precisava de sangue novo em campo e mexeu, mas o AVS continuou a ameaçar nos minutos que se seguiram, com a defesa do Benfica a tremer. Nené - outra vez ele - cabeceou ao ferro após cruzamento da esquerda e, na recarga, Fernando Fonseca rematou para mais uma defesa de Trubin a impedir o empate dos avenses.

E o ucraniano ainda voltou a ter de se aplicar, desta feita para travar um remate rasteiro de Vasco Lopes. Parecia que, mesmo assim, e apesar de todos esses sobressaltos, o Benfica ia mesmo resistir, até que já bem dentro do período de descontos, no último lance do jogo, Piazon bateu uma bola parada par a grande área das águias, Roux cabeceou para o segundo poste e Devenish atirou também de cabeça para o golo do empate

sábado, 7 de dezembro de 2024

BENFICA . 1 V.GUIMARAES - O - VITORIA

 Frente a um Vitória de Guimarães que lhe criou muitos problemas, o Benfica somou o oitavo triunfo consecutivo na I Liga, graças a um golo solitário de Aktürkoğlu a meio da primeira parte, aproveitando assim da melhor forma o deslize do Sporting.

Benfica 1-0 Vitória SC: Golo de Aktürkoğlu coloca águias a dois pontos da liderança
Benfica's player Akturkoglu (R) jubilating with teammate Di Maria after scoring a goal against Vitoria Guimaraes during their Portuguese First League soccer match played today's at the Luz stadium in Lisbon, Portugal, 07th december 2024 2024. TIAGO PETINGA/LUSA © 2024 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O Benfica colocou-se esta segunda-feira a apenas dois pontos do Sporting no topo da classificação da I Liga (e com um jogo em atraso) ao somar um suado triunfo por 1-0 na receção ao Vitória de Guimarães, que apesar da derrota deu boa conta de si na Luz.

Num jogo bem disputado e quase sempre dividido, um golo de Karem Akturkoglu perto da meia hora de jogo acabou por ser suficiente para fazer a diferença e permitir ao Benfica somar o oitavo triunfo seguido no campeonato, em oito jogos na prova sob as ordens de Bruno Lage.

PUBLICIDADE

Veja as melhores imagens do encontro

Primeiros minutos divididos

Com Kokçu a cumprir um jogo de castigo, Leandro Barreiro foi a única novidade do onze do Benfica e as águias, apostadas em aproveitar a segunda derrota consecutiva do Sporting na I Liga, entraram a pressionar, mas a primeira equipa a criar perigo até foi o Vitória. Depois de uma boa jogada coletiva, Kaio César recebeu à entrada da área encarnada e rematou em jeito, de pé esquerdo, a meia altura, com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza à guarda de Trubin.

Na resposta o Benfica até colocou a bola no fundo das redes, por Pavlidis, mas o avançado grego estava em fora de jogo e o encontro seguiu numa espécie de parada e resposta, com as águias a terem mais bola, mas os visitantes a mostrarem-se perigosos nas rápidas e constantes saídas para o contra-ataque. Aos 15 minutos, valeu ao conjunto da casa um grande corte de Leandro Barreiro, a travar um remate de Handel quando este surgiu desmarcado bem dentro da grande área do Benfica.

Di María deixa aviso, Aktürkoğlu marca

O primeiro lance de verdadeiro perigo do Benfica só surgiu aos 24 minutos, dos pés do inevitável Angél Di María. O argentino recebeu na direita, fletiu para o meio e ainda de fora da área atirou em arco, de pé esquerdo, ligeiramente ao lado.

Foi um aviso para o que ia acontecer pouco depois, com as águias a ganharem vantagem. Transição ofensiva rápida e bem desenhada, com o Benfica a apanhar o Vitória em contra-pé. Leandro Barreiro combinou com Pavlidis, que abriu em Akturkoglu solto na esquerda e o turco rematou de pronto, em jeito, fazendo a bola entrar junto ao poste mais próximo, apesar da estirada (algo tardia) de Bruno Varela.

O encontro continuou animado e com a bola a surgir com frequência junto das duas áreas, mas até ao intervalo foi o Benfica quem mais ameaçou. Primeiro, Akturkoglu, em excelente posição dentro da área, assistido por Pavlidies, rematou contra Alberto Baio e logo depois foi o grego a rematar de fora da área, com a bola a desviar num adversário e a sair ligeiramente ao lado.

Vimaranenses tentaram na segunda parte, mas águias seguraram os três pontos

O intervalo chegou mesmo com o 1-0 no marcador e a segunda parte começou com o Vitória a ameaçar, de livre. Ribas rematou forte e  colocado, Turbin optou por não segurar e defendeu para canto.

Os minutos foram passando, com o Benfica a tentar controlar, mas com a turma de Rui Borges a deixar sempre a ideia que podia criar perigo. As ocasiões de golo, ainda assim, não abundavam. Um grande corte de Otamendi quase em cima da linha de golo após erro de Florentino impediu os vimaranenses de chegarem ao empate, enquanto na outra baliza Pavlidis, em excelente posição, atirou por cima mesmo antes de ser substituído por Arthur Cabral.

Na parte final do encontro o Vitória perdeu algum ímpeto e o Benfica conseguiu segurar mais a bola, evitando sobressaltos de maior, garantindo o triunfo. Com este resultado, os encarnados passaram a somar 31 pontos, seguindo, com um jogo em atraso, a dois pontos do líder Sporting e com mais um do que o FC Porto, que joga ainda hoje em Famalicão, enquanto o Vitória sofreu a quarta derrota e mantém-se com 21, em sexto.