O Académico de Viseu venceu hoje o Canelas 2010, por 1-0, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal em futebol, com um golo de Carter a garantir um histórico apuramento para a meia-final da competição.
Em Viseu, no Estádio do Fontelo, o Académico, da II Liga, precisou de 90+1 minutos para quebrar a resistência do Canelas 2010, por intermédio de Carter, lançado no jogo 10 minutos antes pelo técnico Rui Borges, num triunfo que vale a primeira presença dos ‘beirões’ nas meias-finais da Taça de Portugal, deixando pelo caminho a equipa da série B do Campeonato de Portugal
A primeira parte decorreu sem grandes oportunidades, num jogo muito disputado a meio campo e com muitas paragens por lesão.
Aos 10 minutos, a primeira contrariedade para Tiago Margarido, obrigado a fazer uma substituição, com Bruno Costa a sair lesionado e a dar o lugar a Léo.
Os viseenses tiveram sempre mais posse de bola, mas sem criarem grandes oportunidades, e o melhor que conseguiram foi à passagem do minuto 26, na sequência de um livre na direita, com João Pica, em boa posição, a não conseguir finalizar.
A resposta do Canelas 2010 aconteceu aos 40 minutos, num remate de Borges, à entrada da área, a obrigar Ricardo Fernandes a uma defesa difícil.
No segundo tempo o Académico de Viseu pressionou mais, obrigou a formação de Gaia a defender muito, e bem, mas sem criar claras oportunidades de golo.
Quando já se esperava o prolongamento no Estádio do Fontelo, Carter, de cabeça, correspondeu a um cruzamento da esquerda, e bateu o guarda-redes Raphael Melo.
A formação orientada por Tiago Margarido procurou reagir, mas já não foi a tempo de evitar a derrota, apesar de uma boa oportunidade criada antes do fim do jogo.
Com o triunfo de hoje, o Académico de Viseu vai defrontar o FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, a duas mãos, depois de os dragões' terem eliminado o Varzim com um triunfo por 2-1, em jogo disputado na terça-feira.
Veja o resumo da partida
*artigo atualizado às 22h59 com mais informações