domingo, 29 de novembro de 2015

A.VISEU - 1 CHAVES - 1 - PANCADARIA

Era o jogo grande da jornada com o Académico de Viseu a receber no Estádio do Fontelo o principal candidato à subida de divisão. O Desportivo de Chaves chegava ao Fontelo com mais 4 pontos que o adversário e em lugares de promoção. Com 1-1 no final que acaba por saber a pouco aos da casa, o grande destaque vai para a péssima arbitragem de André Moreira que acabou por estragar um encontro que teve 8 cartões amarelos e 2 vermelhos, além dos 2 treinadores expulsos.
Entrou melhor o Académico que aos poucos foi perdendo a luta do meio campo com muitas dificuldades para travar o lado esquerdo flaviense, tendo sido daí que Braga fez aos 30′ o 0-1, na sequência de um pontapé de canto. Tentou reagir a turma de Ricardo Chéu mas sem nunca importunar António Filipe, até que em cima do intervalo, o árbitro, no mesmo lance, perdou-o o segundo amarelo a Tiago Almeida mas acaba por expulsar Stephane.
Com os ânimos a aquecer na ida para os balneários, o segundo tempo um jogo de sentido único com o Académico a atacar perante um Chaves que foi fechando de forma eficaz os caminhos da sua baliza. A pressão academista acabou por resultar, dando voz ao velho ditado “água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura”, com Forbes, aos 83′, a fazer o empate num lance em que o Chaves se queixa de uma agressão a Luís Silva que por protestos foi expulso.
Com a temperatura a subir a pique, Ricardo Chéu e Vítor Oliveira acabaram expulsos por protestos e trocas mutuas de empurrões e foi da bancada que viram, já no descontos (5 minutos?) mais um lance em que o árbitro marcou penálti, mudando a indicação para livre direto a favor do Académico, numa jogada em que Yuri foi tocado dentro da grande área flaviense.
Pouco tempo depois André Moreira dava por terminada uma partida que teve tanto de emotivo como de polémico com os 2 treinadores a mostrarem o seu desagrado na sala de imprensa no final da partida.
Ficha de jogo:
Estádio do Fontelo
Árbitro: André Moreira (Leiria)
Académico Viseu: Janota; Tiago Costa, Bura, Mathaus, Kiko; Romeu Ribeiro, Alex Porto, Clayton (Yuri, 55′); Tiago Borges, Carlos Eduardo (Bruno Carvalho, 79′), Diogo Fonseca (Forbes, 62′);
Suplentes não utilizados: Ruca, Gradissimo, Lameirão, Capela;
Treinador: Ricardo Chéu
Desportivo Chaves: António Filipe; Tiago Almeida, Miguel Ângelo, Fábio Santos, Stephane; Assis, Luís Silva, Patrão; João Reis (Siaka Bamba, 46′), Braga (João Mário, 64′), Barry (Sandro Lima, 75′)
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro, Diogo Cunha, Ludovic,
Miguel Oliveira;
Treinador: Vítor Oliveira
Disciplina: Cartão amarelo a Alex Porto (12′), Mathaus (56′), Tiago Borges (58′), Tiago Almeida (9′), Stephane (14′ e 45’+1), Assis (33′), Fábio Santos (64′); Cartão vermelho a Stephane por acumulação (45’+1), direto a Luís Silva (38′)
Marcador:
0-1 Braga, 30′
1-1 Forbes, 83′

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ASTANA - 2 BENFICA - 2 - IMPORTANTE


Jiménez deixa Benfica às portas dos oitavos. Falta o ´sim` do Atlético

O empate deixa o Benfica às "portas" dos oitavos-de-final, bastando para tal que o Atlético Madrid não perca mais logo com o Galatasaray em casa.
Astana-Benfica
Foto: AFP
Astana-Benfica
Por Evandro Delgado sapodesporto@sapo.pt
O Benfica foi até o Cazaquistão empatar com o Astana duas bolas, em jogo da 5ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. Twumasi e Anicic marcaram para os cazaques, Jiménez bisou e fez os golos dos "encarnados". A equipa de Rui Vitória teve de recuperar de uma desvantagem de 0-2. O empate deixa o Benfica às "portas" dos oitavos-de-final, bastando para tal que o Atlético Madrid não perca mais logo com o Galatasaray em casa. 

O relvado sintético do Astana Arena foi um dos principais obstáculos do Benfica, que revelou muitos problemas para se adaptar ao piso. Sem Luisão e Gaitán, Rui Vitória resolveu dar a titularidade ao jovem Renato Sanches, de 18 anos. Pizzi mantem-se no onze mas joga numa das alas, com Jonas e Jiménez na frente, eles que também voltaram a ser titulares. Lisandro López fez dupla com Jardel.

O Astana, mais adaptado ao piso sintético, surpreendeu o Benfica, graças a velocidade de execução dos africanos que jogam na frente: Foxi Kethevoama, da República Centro-Africana, Kabananga, da RD Congo e Twumai, do Gana. Mais objetivos com a bola, a formação cazaque ia surpreendendo o Benfica, ora com bolas longas para Kabananga, ora com jogadas rápidas de contra-ataque.

Mas foi o Benfica quem primeiro ameaçou por Gonçalo Guedes aos 12 minutos, num remate dentro da área que desviou num adversário e saiu para fora. Respondeu o Astana, com Twumasi a perder uma boa oportunidade perante Júlio César aos 18 minutos. Mas aos 19 o jogador nascido no Gana não perdoou e fez o 1-0, de cabeça, após centro de Kabananga na esquerda. Foi o 15º jogador a estrear-se e a marcar no mesmo jogo na Champions. Aos 31 os cazaques vão chegar ao 2-0, agora por Anicic. O defesa desviou com as costas um livre marcado por Foxi na esquerda, batendo Júlio César pela segunda vez. 

O Benfica, obrigado a reagir, respondeu de pronto. Eric negou o golo a Pizzi aos 36, após passe de Renato Sanches. Jonas tentou, de longe, aos 38, surpreender o guarda-redes mas a bola saiu perto do poste. O golo do Benfica apareceu aos 41 minutos. Jonas centrou na direita e Raul Jiménez desviou ao primeiro poste, de cabeça, batendo assim Eric pela primeira vez. Era o 1º golo do mexicano na prova, que voltou assim aos golos, três meses depois do último tempo, marcado ao Moreirense.

O Benfica voltou para o segundo tempo determinado em conseguir o empate, resultado que o colocava nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Logo aos 47 minutos, Gonçalo Guedes foi lançado por Eliseu na esquerda, entrou na área mas, no um-para-um com o guarda-redes, deu um pequeno toque na bola, permitindo a defesa a Eric.

Rui Vitória teve de arriscar, tirando Samaris e colocando Talisca em campo. Sílvio, lesionado, cedeu o seu lugar a André Almeida. O Benfica conseguiu estancar o jogo dos cazaques, com um melhor posicionamento da defesa mas também dos homens do meio-campo.

O jogo ficou equilibrado, com o Benfica a tentar o empate e o Astana a tentar o 3-1. Emergiu Júlio César na baliza "encarnada", a negar o golo a Kabananga aos 70 minutos, numa defesa com os pés. O lance parece ter despertado a turma “encarnada” que empatou logo de seguida, aos 72 minutos, num bom lance de ataque. Gonçalo Guedes combinou com André Almeida que centrou para a área onde aparece Raúl Jiménez a dar um toque subtil na bola com a canela, fazendo-a bater no poste e entrar na baliza de Eric.

O empate não era um mau resultado, terá pensado Rui Vitória que colocou Cristante em campo para os derradeiros dez minutos, tirando Jonas. O Benfica ficava com mais homens no meio-campo, tinha mais bola, mais iniciativa e podia tomar de "assalto" a baliza de Eric nos derradeiros minutos. Mas o relvado sintético do Astana Arena já tinha tirado muita energia aos jogadores, como se viu também do lado cazaque, com Foxi e Kabananga a saírem, "estoirados" no lado do Astana.

Com este empate o Benfica passa a somar dez pontos e pode já hoje carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, caso o Galatasaray não vença em Espanha o Atlético Madrid. A vitória dos turcos deixa tudo em aberto para a derradeira jornada. Já o Astana consegue a proeza de não perder qualquer jogo em casa, onde consegue três empates na sua estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões mas já sem aspirações de seguir em frente na prova.

domingo, 22 de novembro de 2015

CARTOON


TAÇA - SPORTING - 2 BENFICA - 1 - ELIMINADOS

SPORTING 2-1 BENFICA
21-11-2015 22:38

Slimani confirma que não há duas sem três’ nos dérbis

Os golos de Adrien e Slimani decidiram um dérbi no prolongamento, com o Benfica a terminar o encontro com nove jogadores.
Slimani
Foto: ANTONIO COTRIM / EPA
Slimani
Por João Paulo Godinho sapodesporto@sapo.pt
O Sporting venceu esta noite o Benfica, por 2-1, após prolongamento, e segue em frente na Taça de Portugal, afastando assim os bicampeões de mais um titulo esta época. Foi igualmente o terceiro triunfo leonino em outros tantos dérbis de 2015/16, depois dos triunfos na Supertaça e na Liga.
O terceiro dérbi entre Sporting e Benfica esta época tinha um cariz decisivo. Definitivo, até: ou seria um jogo de “não há duas sem três” com o triunfo sportinguista ou finalmente se diria que “à terceira é de vez” numa vitória benfiquista.
Para o terceiro dérbi da época, e depois de dois desaires claros, Rui Vitória decidiu alterar a estratégia e apostou num 4-3-3 pouco habitual nos encarnados, com um trio composto Pizzi, Talisca e Samaris no meio-campo para equilibrar as operações num setor amplamente dominado anteriormente pelos leões. Porém, a primeira ameaça até pertenceu ao Sporting, com Slimani a atirar de cabeça ao poste logo aos cinco minutos.
Ao primeiro aviso o Benfica respondeu de imediato com o golo. Quando estavam decorridos apenas sete minutos, Nico Gaitán rasgou a defesa leonina com um passe para Pizzi e o médio português deixou para o remate certeiro de Mitroglou. No regresso à titularidade, o grego não perdoou na cara de Rui Patrício e fez o 0-1.
A festa madrugadora do Benfica não atemorizou o Sporting, que manteve o seu ascendente territorial. Perante uma formação apostada no contra-ataque e numa contenção clara, os leões revelaram maiores dificuldades para entrar no último reduto encarnado. Os maiores sinais de perigo surgiriam assim de bola parada, onde o Sporting se mostrava ameaçador.
No entanto, a maior ocasião de perigo dos anfitriões acabou por nascer quase por acaso. Um ressalto na cabeça de Slimani, após uma defesa incompleta de Júlio César, quase dava o empate ao Sporting. Com o passar dos ponteiros do relógio, o Benfica foi perdendo o seu rigor e os leões, fruto das correções posicionais de Jorge Jesus, cresciam.
Do ‘quase’ ao golo foi preciso esperar pelos descontos antes do intervalo. Uma jogada de insistência dos leões encontrou Adrien solto na grande área e este fuzilou para a baliza órfã de Júlio César. Estava feito o empate na partida, deixando o Estádio José Alvalade ao rubro.
Após o intervalo, o Sporting lançou Gelson para o lugar de Montero e a velocidade e dinâmica dos anfitriões saiu reforçada. À entrada forte dos leões correspondeu um recuo pronunciado do Benfica, incapaz de resistir ao pressing forte do adversário.
Rui Vitória percebeu rapidamente que estava a perder o (pouco) controlo que ainda tinha no jogo e fez entrar pouco depois André Almeida para o posto de Pizzi. Foi o suficiente para travar um pouco a hegemonia leonina que começava a ameaçar em demasia o segundo golo. Esse reequilíbrio permitiu então ao Benfica respirar e voltar a ameaçar novamente a baliza de Rui Patrício. Quase sempre com tiros de fora da área, primeiro por Talisca e depois por Eliseu, os encarnados mostraram ser capazes de discutir ainda a vitória no terceiro dérbi da temporada.
O último fôlego do encontro foi, no entanto, do Sporting, com Slimani, aos 88’ a ver Júlio César negar um ‘golo cantado’ ao argelino. E aos 90’ o argelino não foi capaz de marcar o golo que Alvalade já esperava, depois de uma assistência perfeita de Gelson junto à pequena área do Benfica. Tudo somado, o empate resistiu e tudo avançou para o prolongamento.
Nesta fase, as cautelas começaram a crescer de um lado e do outro. E quando a precaução cresceu, o perigo junto das balizas quase desapareceu. Só mesmo na segunda parte do prolongamento, já aos 113’, é que o Sporting reencontrou o caminho do golo. Slimani deu continuidade à sua veia goleadora e encostou para o 2-1, após uma defesa incompleta a remate de Adrien. O Benfica protestou fora de jogo do argelino e Samaris acabou então por ver o cartão vermelho, deixando ainda mais reduzidas as hipóteses encarnadas de reação, mesmo tendo já Jonas e Jiménez em campo.
Até ao apito final do árbitro Jorge Sousa, o Benfica perdeu ainda Luisão por lesão, num lance em que o Benfica voltou a reclamar grande penalidade. Contudo, o Sporting confirmou novamente a sua superioridade sobre o Benfica esta época e segue em frente na Taça de Portugal.

OLIVEIRENSE - 0 A.VISEU - 2- EFICAZES

OLIVEIRENSE 0-2 ACADÉMICO: EFICÁCIA GARANTIU TRIUNFO QUE VALE MAIS QUE 3 PONTOS

Aí está o regresso do Académico de Viseu aos bons resultados e às boas exibições. Frente à Oliveirense, última classificada da Segunda Liga, os pupilos de Ricardo Chéu fizeram um jogo de paciência e foram eficazes na hora certa. Bura e Yuri carimbaram o triunfo por 0-2 numa vitória que vale mais que 3 pontos.
Com uma entrada a mandar no jogo, os primeiros 20 minutos foram totalmente de dominio academista. Com Diogo Fonseca a trabalhar bem mas sempre muito longe de zona de finalização, ia sendo a dupla Carlos Eduardo/Kiko que dava profundidade ao lado esquerdo do ataque, com o lateral a tirar um cruzamento que por muito pouco Clayton não conseguiu encostar para a baliza.
Com 0-0 ao intervalo, a Oliveirense reentrou em campo mais afoita em ter mais bola e chegar mais vezes ao ataque, mas uma vez mais foi um Académico de Viseu personalizado que, num jogo de paciência, foi trocando a bola em busca dos caminhos da baliza de João Pinho e acabou com naturalidade por chegar à vantagem com Bura a fazer o primeira da tarde, estavam decorridos 70 minutos. Numa lance de bola parada, imagem de marca deste Académico 15/16, Alex Porto marcou o canto de forma perfeita, para o central fazer de cabeça o 0-1.
Tentou reagir a equipa de Bruno Sousa, mas Yuri, que havia entrada minutos antes, deu a estucada final no jogo. Aos 78′, apareceu ao segundo poste para encostar para 0-2, dando sequência a um bom trabalho de Kiko no lado esquerdo do ataque. Desta forma o Académico de Viseu põe um ponto final na série de 4 jogos sem vencer, voltando a entrar na luta pelos primeiros lugares, estando agora no 7º posto a apenas 3 pontos do Desportivo das Aves, a primeira equipa dentro da zona de subida. Por esta e outras razões, esta é um triunfo que vale mais que 3 pontos.
Ficha de jogo
Estádio Carlos Osório, Oliveira de Azeméis
Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Oliveirense: João Pinho, Luís, Sérgio, Stephane Madeira, Mário Mendonça; Guimarães, Babo, Leleco (Moedas, 82′); Carlitos, Renan (Marocas, 73′), Thompson (Rafa, 62′);
Suplentes não utilizados: Hélder Godinho, Serginho, Godinho, Léo;
Treinador: Bruno Sousa.
Académico de Viseu: Ricardo Janota, Tiago Costa, Bura, Mathaus, Kiko; Alex Porto, Romeu Ribeiro, Clayton (Yuri, 62′); Tiago Borges, Carlos Eduardo (João Ricardo, 80′), Diogo Fonseca (Forbes, 67′).
Suplentes não utilizados: Ruca, Tiago Gonçaves, Gradissimo, Fábio Martins;
Treinador: Ricardo Chéu.
Disciplina: Cartão amarelo a Romeu Ribeiro (9′), Renan (59′), Stephane Madeira (83′ e 90′). Cartão vermelho por acumulação de amarelos a Stephane Madeira (90′);
Marcador:
0-1 Bura, 70′
0-2 Yuri, 78′

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A.VISEU - 1 PORTO B - 3 - SUPERIORES

Ac. Viseu FC 1-3 FC Porto B

Estádio do Fontelo em Viseu

Académico de Viseu: Janota, Tiago Costa, Mathaus, Tiago Gonçalves, Kiko (Belly, 55), João Ricardo, Romeu Ribeiro, Clayton, Bruno Carvalho (Forbes, 59), Alex Porto e Tiago Borges (Fábio Martins, 80).
(Suplentes: Ruca, Tiago Gonçalves, Gradíssimo, Tomé, Belly, Lameirão, Fábio Martins e Forbes).
Treinador: Ricardo Chéu.

FC Porto B: Gudiño, Francisco Ramos, João Graça (Tomás, 72), Lichnovsky, Gleison, Rafa, Victor Garcia, Verdasca, Omar, Ismael Dias e André Silva (Leonardo, 86).
(Suplentes: João Costa, Pité, Tomás, Leonardo, Rui Moreira, Fede Varela e Ruben Macedo).
Treinador: Luís Castro.

Árbitro: João Capela (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Carvalho (21), Lichnovsky (24), Kiko (40), e Romeu Ribeiro (56).

O Académico entrou no jogo praticamente a vencer, estavam decorridos apenas 4 minutos, quando Tiago Borges entra na área pelo lado esquerdo, remata á baliza de Gudino, que defende, e aparece Clayton na recarga a encostar para o fundo das redes.

O Porto em desvantagem no marcador, assume o jogo, e o Académico recua um pouco no terreno, á espera do erro adversário, para sair em contra ataque.

Clayton era o jogador academista em destaque, e por volta dos 20 minutos de jogo volta a testar a atenção de Gudinho, que defendeu um remate forte, que levava muito perigo.

O Porto tudo fez para para chegar á igualdade antes do intervalo, e quase o conseguia, quando André Silva, cabeceou ao lado da baliza,  após uma saída em falso dos postes de Janota.

O Segundo tempo começou praticamente com o golo portista, lance de ataque pela esquerda, os defesas academistas ficam a pedir fora de jogo, e Rafa marca o golo da igualdade.

A equipa academista, desorientou-se, e o Porto, aproveitou para fazer o segundo golo num lance bastante caricato. Kiko, cai no terreno de jogo, junto á linha de meio campo, a equipa portista tinha o domínio de bola junto á sua área, o árbitro da partida, Sr. Capela, não interrompe o jogo, Luis Castro treinador portista, em vez de pedir aos seus jogadores para colocarem a bola fora, pediu ao seu jogador para colocar a bola no lado direito do ataque, onde não estava nenhum academista, e foi simples a Gleison, marcar o segundo da partida.

Aqui 2 questões se podem colocar, se o 4º árbitro em alguns jogos pode invalidar marcações de grandes penalidades, o que o impede de pedir ao colega para interromper o jogo para ser prestada assistência a um jogador? O Académico não estava a ganhar, não seria com certeza a intenção de Kiko, queimar tempo de jogo. 

A segunda questão vai para o Sr. Luis Castro, tem uma excelente equipa, e muito jovem, o que fez foi feio, muito feio, aproveitou-se da fragilidade adversária para marcar um golo. Sim Sr. Castro o fair play é uma m#rda de uma treta…

O Académico ainda esboçou uma reacção, mas o cabeceamento de Tiago Gonçalves esbarrou na trave de Gudino.

Chéu face á lesão de Kiko, é obrigado a lançar Belly em jogo, mas nada alteraria em termos táticos.

O Porto vencia confortavelmente, e por esta altura limitava-se a controlar a bola no meio campo.  A resistência física e anímica academista acabou no segundo golo portista.

A 30 minutos do fim, sai Bruno de Carvalho, para a entrada de Forbes, que num dos lances em que foi interveniente, irritou e de que maneira o público viseense, uma vez que poderia ter rematado por 3 vezes á baliza, e andou perdido em “rodriguinhos”. 

Ismael ainda marcou o 3 golo portista a pouco mais de 15 minutos do final da partida.

Tiago Borges deu o seu lugar a Fábio Martins a 10 minutos dos 90, mas pouco ou nada acrescentou.

Vitória justa da equipa portista, justificando o porquê de estar na 1ª posição do campeonato.


Os adeptos academistas saíram resignados e preocupados do Fontelo,  se os lugares de subida estão apenas a 4 pontos, o certo é que os de descida estão á distância de 3 pontos. 

Destaque para o pouco publico presente no Fontelo, apesar do bom tempo e das iniciativas da direção.



Subir? Para onde?

BENFICA - 2 BOAVISTA - 0 - CERTO

Indiscutível

Vitória indiscutível da única equipa que jogou para ganhar e que até poderia ter sido por números mais dilatados, ainda que a exibição tenha ficado longe do que seria mais desejável. Mas o Boavista nunca conseguiu apresentar argumentos em campo para dar ao Benfica uma oposição digna desse nome, em particular no ataque, e acabou por ser uma presa fácil.


Apenas uma alteração no onze que tinha jogado na Champions, com o regresso do Samaris a significar a saída do André Almeida das escolhas iniciais. O jogo foi, desde o início, aquilo que se esperava tendo em conta o conhecimento que tenho da equipa do Boavista. Montou um castelo em frente à sua área, apostou em defender o nulo até à exaustão, e literalmente não existiu em termos ofensivos - deixou apenas um homem sozinho na frente (Uchebo), que eu considero um dos avançados tecnicamente mais limitados que eu já vi jogar (a sério, o Martin Pringle seria um virtuoso comparado com este tipo). O Benfica no entanto revelou sempre muitas dificuldades para derrubar a muralha defensiva do Boavista. Pouca rapidez de processos, pouco jogo de equipa - frequentemente a imagem do portador da bola a esbracejar com os colegas porque estava quase toda a gente parada, entregue à marcação e sem dar linhas de passe - e assim ficámos dependentes sobretudo de acções individuais para tentar furar aquela defesa. O que, quando se apanha tanta gente à frente, tem menor probabilidade de sucesso. Mais uma vez houve a variação táctica de trocar os extremos, o que me deixa sempre com aquela sensação nostálgica de ter voltado vários anos atrás no tempo, mas que em termos concretos nos retira o melhor flanqueador que temos do seu lugar natural, e onde tem criado diversos golos para os colegas. O Gaitán na direita fez aquilo que, presumo, seria expectável e pedido dele, ou seja, flectiu sempre para o centro e tentou rematar, esbarrando sempre na floresta de defensores do Boavista. Claro que uma estratégia como a do Boavista desmorona-se assim que sofrem um golo, e felizmente conseguimo-lo a cinco minutos do intervalo, na melhor jogada da primeira parte (também não me recordo de muitas outras ocasiões de golo). Depois de um canto em que a bola foi aliviada, o Sílvio abriu na esquerda para o Jardel, este deixou para o Gaitán, e o passe atrasado para a entrada da área encontrou o Gonçalo Guedes, que com um remate colocado de primeira fez o golo.


A segunda parte foi um bocadinho melhor do que a primeira, o que até tem sido mais ou menos frequente esta época. Houve um pouco mais de velocidade, mais envolvimento ofensivo dos laterais, e provavelmente uma tímida tentativa do Boavista de subir mais terá também acabado por nos dar mais algum espaço para atacar. O Jonas ficou perto do segundo, num remate colocado de fora da área que levou a bola a bater pela primeira de três vezes nos ferros da baliza. As arrancadas sobretudo do Gaitán e do Gonçalo Guedes iam dando alguma animação ao jogo, que nesta altura me parecia ter apenas dois desfechos possíveis: ou ficava tudo como estava, porque conforme disse antes o Boavista não mostrava a menor capacidade para fazer o que quer que fosse no ataque, ou então o Benfica fazia o segundo golo e arrumava de vez com a questão. Acabou por se verificar a segunda hipótese, ainda que tenha sido necessário esperar quase até ao final do jogo para ver esse segundo golo acontecer. Antes disso o Talisca, de livre, fez a bola acertar pela segunda vez nos ferros, depois de desviar na barreira. Incrível a forma como não entrou mesmo tendo batido na parte interior do poste. Mas desta vez aplicou-se mesmo o ditado de que à terceira é de vez, porque já à beirinha do fim o Carcela (que tinha entrado para o lugar do Jonas) aproveitou a recarga a um cabeceamento do Jardel à barra para acabar com quaisquer dúvidas que pudessem haver, marcando pela segunda jornada consecutiva. O centro para o tal cabeceamento do Jardel veio, como não podia deixar de ser, dos pés do Gaitán. Até final, realce para a estreia do Renato Sanches no Estádio da Luz (que hoje esteve muito bem composto, com mais de 46.000 espectadores). Já se tinha estreado oficialmente pela equipa principal na última jornada, desta vez pôde fazer a estreia em casa. Foram apenas trinta segundos, mas ainda deu para tocar duas vezes na bola.


Não foi uma exibição de encher o olho e portanto nem houve desempenhos individuais particularmente brilhantes. O Gonçalo Guedes foi um dos melhores. Trabalhou como sempre, marcou o golo que desfez o nulo, e só fiquei com pena que não tivesse sido um pouquinho mais egoísta num lance em que, sozinho, teve uma arrancada fantástica onde deixou todos os defesas para trás, e quando estava em frente ao guarda-redes decidiu tentar passar a bola para a entrada da área em vez de finalizar. Se tivesse marcado esse golo, provavelmente via a cotação subir em flecha. O Gaitán esteve mais discreto do que é habitual, mas é impossível passar ao lado do jogo, e deixou a sua marca com uma assistência e a participação no lance do segundo golo. Gosto também quase sempre de ver o Samaris jogar, mas por vezes parece-me que se desperdiça a fazer mais do que aquilo que deveria ser necessário. Mas neste momento, fazendo dupla com o Talisca, por vezes parece que é o único médio da equipa. O Sílvio parece estar a subir lentamente de forma e hoje fez um jogo bastante razoável. Quanto ao Jonas, achei que hoje exagerou no individualismo e agarrou-se demasiado à bola - certamente também pelos motivos que apontei antes.

Foi uma vitória natural e esperada, mas importante como todas as vitórias o são. Agora vamos ver se conseguimos aproveitar a pausa competitiva para consolidar processos e continuar a recuperar jogadores. Anseio pelos regressos do Salvio e do Nélson Semedo, que nos trarão muito mais opções e qualidade.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CARTOON


V. GUIMARÃES B - 2 A. VISEU - 0 - MAU

V.GUIMARÃES B 2-0 ACADÉMICO: EFICÁCIA FEZ A DIFERENÇA

“Quem não marca sofre”. É daquelas frase feitas do futebol que encaixam na perfeição para descrever o jogo desta quarta-feira que ditou a quarta derrota na Segunda Liga para o Académico de Viseu. Frente ao Vitória de Guimarães B, a turma de Ricardo Chéu sofreu dois golos no arranque de cada parte, falhando depois na finalização.
Depois do golo de Areias aos 11′, num lance em que o avançado apareceu isolado na cara da Ricardo Chéu, Tiago Borges, o melhor dos viseenses, esteve muito perto do golo por duas ocasiões. Primeiro aos 18′ em que atirou por cima, e depois aos 41′, num lance em que isolado, o açoriano não conseguiu bater Miguel Silva.
O segundo tempo começou da pior forma para o Académico, com Pedro Henrique a fazer o 2-0, logo aos 3 minutos da etapa final. Tentou reagir Ricardo Chéu com a entrada de Clayton Leite e Fábio Martins, mas a as melhores oportunidades foram de Bura, primeiro num livre direto, em que o guardião vimaranense fez a defesa da tarde e depois num lance individual em que o central fez papel de extremo.
Até ao final da partida, destaque para a expulsão de Carlos Eduardo por acumulação de amarelos, em que o árbitro Gonçalo Martins teve excesso de zelo, num lance dividido com Miguel Silva.
Desta forma o Académico de Viseu aumenta para 3 os jogos sem vencer, baixando para o 11º lugar, estando agora 3 pontos dos lugares de subida.
Ficha de jogo:
Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães
Árbitro: Gonçalo Martins (Vila Real)
V. Guimarães B: Miguel Silva, Joel, Dénis Duarte, Pedro Henrique, Dalbert (Dabó, 66), Phete, Otávio (Montoya, 46), Helinho, Vigário, Tyler Boyd (Ká, 81) e Areias.
Suplentes não utilizados: Miguel Oliveira, Serginho, Fábio Vieira, Gui;
Treinador: Fernando Batista.
Académico Viseu: Ricardo Janota, Tomé (Kiko, 67), Mathaus, Bura, Tiago Costa, Romeu Ribeiro (Clayton, 53), Gradíssimo (Fábio Martins, 53), Alex Porto, Carlos Eduardo, Tiago Borges e Forbes.
Suplentes não utilizados: Ruca, Tiago Gonçalves, Ricardo Ferreira, João Ricardo;
Treinador: Ricardo Chéu.
Disciplina: Cartão amarelo a Romeu Ribeiro (6′), Otávio (7′), Bura (33′), Carlos Eduardo (42′ e 70′), Vigário (52′), Dénis Duarte (81′). Cartão vermelho por acumulação a Carlos Eduardo (70′).
Marcadores:
1-0, Vigário, 11′
2-0, Pedro Henrique, 48′

terça-feira, 3 de novembro de 2015

BENFICA - 2 GALATASARAY - 1 - UFFF


Luisão exigiu respeito e a Luz voltou a brilhar

Laboratório de Rui Vitória deixa Benfica a dois pontos dos 'oitavos' da Liga dos Campeões.
Luisão celebra com Talisca o segundo golo do Benfica frente ao Galatasaray
Foto: Francisco Leong
Luisão celebra com Talisca o segundo golo do Benfica frente ao Galatasaray
Por André Delgado sapodesporto@sapo.pt
O Benfica venceu o Galatasaray por 2-1, em jogo da 4ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. Jonas e Luisão fizeram os tentos da equipa de Rui Vitória, Podolski marcoiu para os turcos. Júlio César voltou a ser decisivo, segurando o triunfo nos minutos finais. Gaitán foi expulso e falha a deslocação ao Cazaquistão.
Num jogo crucial para as aspirações do Benfica na Liga dos Campeões, os bicampeões de Portugal conseguiram os três pontos, num jogo que não foi nada fácil.
A entrada do Benfica no encontro fazia prever uma grande noite europeia. Gaitán começou por "abrir o livro" logo aos três minutos com um pormenor de classe, à Zidane, mas o seu remate saiu para fora. Aos seis seria Jiménez a ter boa oportunidade para marcar, a passe de Gaitán, mas o tiro do mexicano falhou o alvo.
O Benfica "carregava" no acelerador, embora nem sempre com nota artística, mas ia criando vários lances de perigo junto da baliza de Muslera. Guedes teve duas boas oportunidades, aos 12 e aos 24, sendo que no derradeiro, caiu quando estava isolado frente a Muslera.
O Galatasaray, que entrou na Luz com uma postura mais defensiva, foi subindo no terreno aos poucos, aproveitando a falta de entrosamento no meio-campo do Benfica, onde estavam Talisca e André Almeida, uma dupla inédita. A falta de músculo era visível nas saídas dos campeões turcos para o ataque, sem qualquer pressão. O melhor que os turcos conseguiram fazer foram dois remates que nem assustaram Júlio César, por Podolski e Sneijder, as estrelas da equipa.
O intervalo chegou envolto em muita confusão. Burak Yilmaz envolveu-se com Gaitán, com o argentino a ver o amarelo mas o turco não, o que gerou imensa confusão e uma enorme assobiadela. Rui Vitória sabia que a equipa tinha de fazer mais para dar a volta ao texto.
E logo aos 52 minutos chegou ao golo. Após canto de Gaitán, a bola foi desviada por Jardel ao segundo poste. Luisão amorteceu para Jonas fuzilar Muslera e levar a primeira explosão de alegria na Luz.
Só que a resposta do Galatasaray foi imediata. Aos 58 minutos, Sneijder descobriu Podolski na área. O alemão recebeu, virou e rematou de pé esquerdo, batendo Júlio César.
A formação de Rui Vitória partiu à procura da vitória, que chegou aos 67 minutos, em novo lance de bola parada. Após canto, o esférico foi ter com Luisão que rematou forte, batendo Muslera pela segunda vez. O golo galvanizou os "encarnados", que tiveram dez minutos infernais. Aos 71, Gaitán disparou forte, contra o corpo de um turco. Aos73, de livre direto, foi Muslera a negar o golo ao argentino e depois a Jiménez, com o mexicano a chegar mais cedo que todos mas a rematar contra o corpo do guarda-redes. No mesmo minuto foi Jardel a ficar muito perto do golo, após canto.
Hamza Hamzaouglu tentou de tudo, refrescando o ataque, com Rui Vitória a apostar mais na contenção.
Os últimos minutos foram de loucos. Jimenez teve nos pés o 3-1 após ficar isolado com Muslera mas permitiu a defesa do guarda-redes. Depois Gaitán foi expulso com duplo amarelo. Aos 88, Inan esteve perto do golo mas a bola saiu para fora. Aos 90 foi Júlio César a segurar a vitória com enorme defesa. E repetiu a dose aos 91, numa defesa incrível.
O Benfica passa a somar nove pontos e lidera o Grupo C, com mais quatro pontos que o Atlético Madrid que empatou a zeros com o Astana. O apuramento para os oitavos está quase.